18 de jul. de 2008

Parlendas


Antes de vermos alguns exemplos de parlendas, vejamos o que significa "parlenda."


As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algunas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.


Agora que todos já sabem o que é parlenda, veja alguns exemplos de parlenda:


Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato. Cinco, seis, chegou minha vez. Sete, oito, comer biscoito. Nove, dez, comer pastéis.
---------------------------------------
Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou? (Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso. Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças).
--------------------------------------
Um elefante incomoda muita gente...Dois elefantes incomodam, incomodam muito mais...Três elefantes incomodam, incomodam, incomodam muita gente...Quatro elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais...(continua...)
--------------------------------------
- Enganei um bobo...Na casca do ovo!
--------------------------------------
Dedo Mindinho, Seu vizinho, Maior de todos, Fura-bolos e Cata-piolhos.
--------------------------------------

16 comentários:

Anônimo disse...

fui pesquisar para o meu filho e gostei muito do que encontrei,ate aprendi coisas que não lembrava mais .E é muito facíl para as crianças entenderem as explicações e os exemplos.
muito bom continuem assim.

Anônimo disse...

VOLTEI A LECIONAR, SOU FORMADA EM MATEMATICA E FILOSOFIA. É UM DESAFIO, POIS ESTOU ALFABETIZANDO ADULTOS. AMO O QUE FAÇO. E VISITO MTOS SITES PARA APRENDER. O DE VOCES É DIVINO. TENHO 63 ANOS. PROF.DR.SONIA MARIA

Vivi Souza on 17 de janeiro de 2009 às 17:27 disse...

Excelente notícia! Não tem profissão mais linda do que ensinar. Pois além de ensinar, também aprendemos com nossos alunos, há uma troca de experiências. É MARAVILHOSO! Parabéms! Obrigada pelo caronho!

viviana teixeira disse...

viviana teixeira adorei tudo que vi ,estou trabalndo com alfabetizaçao de adultos espero que possa tirar o maximo de tudo que vi ,a vida é assim ... sempre uma troca de conhecimentos.bj

Anônimo disse...

luiza:euu ameei isso pq ensina as crianças o q é issooo eu tenho 25 anos e soou professora d 48 alunos em sp são paulo...euu voou passar esse site para os meeus alunos eles vão amar...
♥♥♥

Regina disse...

AMEI.....................................

Anônimo disse...

Muito legal!Achei super interessante!

Anônimo disse...

Anonima diz
ADOREI!!!!!
As atividades são de relevancia não apenas pedagogica mas tambem pessoal.Parabens!

Anônimo disse...

achei muito legal..;;;;..

Anônimo disse...

É muito bom trabalhar com parlendas...As crianças adoram!!!

Anônimo disse...

É realmente gratificante a arte de ensinar!

Anônimo disse...

fabiana disse
continue assim pois vc sempre sera recompensada

Anônimo disse...

eu gostei

Anônimo disse...

sabe como e bom, lembra do nosso tempo de crianca e como sou professora,amooo o q eu faco...leila do interior da Bahia.

Anônimo disse...

eu gostei tanbém

Anônimo disse...

Parabéns pela contribuição com esse material pedagógico.

Postar um comentário

 

Letramento e Alfabetização Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon