11 de ago. de 2008

BOAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM





Atendendo o pedido da Paula, sobre "situações de aprendizagem", postarei aqui algumas das situações de aprendizagem na alfabetização. Antes, gostaria de esclarecer que já postei várias situaçãoes de aprendizagem aqui neste Blog, basta conferir os marcadores onde se encontram jogos pedagógicos, dinâmicas de grupo, enfim, muitas outras atividades que levam a aprendizagem de forma lúdica.
1 - Uma situação bem interessante para realizar com nossos alunos para promover a aprendizagem é, fornecer todas as letras de determinada palavra ou verso/estrofe de uma poesia ou música (não fornecer nenhuma letra a mais ou a menos), informando que ali estão TODAS as letras necessárias para escrever , por exemplo, elefante ou O sapo não lava o pé, então o aluno ou dupla de alunos com hipóteses de ecrita próximas têm a terafa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letrinha.

2 - A segunda dica é utilizar a lista dos nomes dos alunos da classe para realizar diversas brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o nome de tal colega, apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de determinadacriança dentre três que comecem com a mesma letra, entre outras). Essa lista de palavras, que logo será memorizada pelos alunos, atuam como palavras estáveis que fornecem muitas dicas para a aprendizagem do sistema de escrita tais como o nome das letras, que sonoridade possuemquando se juntam, como saber que com o CA de CAMILA eu também posso escrever o CA de CADEIRA.

3 - Uma atividade que poderá ser realizada com seus alunos, com um desafio maior, é apresentar na lousa três palavras como, por exemplo, CAVALO - CAMELO e CACHORRO, informe aos seus alunos o que escreveu e estes precisam dizer onde está escrito tal palavra. Aqui o início e o fim das palavras são semelhantes, então os alunos precisam se atentar ao meio das palavras.

Beijos,



Boa semana!

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Vivi! Gostei das sugestôes de atividades, será que você poderia colocar mais dessas atividades? Obrigada. Beijo

Amanda disse...

Oi tudo bom?
estava pesquisando atividades para serem trabalhadas em letraento para alunos de sexto ano para cima e tive muta dificuldade,pois normalmente só encontro atividades infantis.Por trabalhar em escola públicacolho o resultado da aprovação automática (alunos seme-analfabetos)desanimados e desstimulados.Encontrei no seu blog atividades super maneiras e vejo em você capacidade para ajudar nisso!você pode por favor me ajudar?

Anônimo disse...

adorei essas atividades tenho certeza que vão me ajudar bastante.parabens pelo blog ele está lindo

minha escola minha vida on 25 de julho de 2012 às 13:24 disse...

Amei essa atividades vão me ajudar muito. Obrigada e parabéns pelo trabalho.
Beijos Edna

Regianne Silva on 14 de janeiro de 2013 às 08:58 disse...

Oi Vivi, otimas dicas e atividade...

Postar um comentário

 

Letramento e Alfabetização Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon