11 de ago de 2008

TRABALHANDO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


Trabalhar a história em quadrinhos no processo de alfabetização e/ou letramento é de grande importância, pois estimula a imaginação e a criatividade, desperta o interesse pela leitura e a escrita das crianças, além de divertir.

Todos sabem que o domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para que uma pessoa tenha uma participação social efetiva. Por isso, a escola ao ensiná-la tem a tarefa e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania.

Sabe-se que os instrumentos de leitura e escrita são fatores essenciais no processo de letramento e alfabetização, período este, que a pessoa está sendo submetida a conhecer o mundo e o significado das coisas e fatos que lhe são apresentados.

Abordar a história em quadrinhos no processo de alfabetização/letramento irá fornecer, além de tudo o que já foi citado, subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor. As histórias em quadrinhos tornam o ensino mais lúdico e ajudam a construir uma sala de aula mais descontraída e prazerosa para sua turma.
Professor, os alunos devem interagir com o caráter social da escrita, devem ler e escrever textos significativos. Pois, para que os mesmos aprendam a ler e a escrever, antes, eles precisam pensar sobre a escrita, ou seja, pensar sobre o que a escrita representa para a sociedade e como ela representa graficamente a linguagem.

As histórias em quadrinhos por meio das imagens permitem que a criança compreenda o que está lendo ou imagine o que poderia estar escrito, fazendo com que essa leitura passe a ser expressiva, gere idéias e proporcione novos conhecimentos. As histórias em quadrinhos têm essa particularidade de mesclar imagens e textos, que é ótimo para a alfabetização. A imagem deve ser vista como parte integrante do processo de significação, ela auxilia o aluno a compreender o texto, pois a criança não lê somente as palavras, ela lê, ou atribui sentido, também considerando as figuras, bem como o contexto social em que a leitura se dá.

Obrigada por navegar neste blog!

12 comentários:

Anônimo disse...

Amei! Você está de parabéns!

Anônimo disse...

Estou estudando para a prova seletiva da Secretaria de Educação do Estado de são Paulo, e acabei de sanar algumas duvidas referente a HQ.
Você é 10
Parabens

Anônimo disse...

Muito bom o seu texto, tem coesão e coerência.

Anônimo disse...

Adorei o seu blog...é riquissimo em atividades e conteúdo. Sou estudante de pedagogia e com certeza navegarei e muito por aqui...bjs..

Sandra Soares. disse...

SANDRA soares.
Amei! Você esta de parabens. Sou professora de
primario e isto é tudo para ajudar o professor
no seu dia a dia.

Anônimo disse...

Gostei muito dos balões para trabalhar com história em quadrinhos.

elmar luiz disse...

Estou fazendo um trabalho sobre alfabetização e letramento e o seu texto me ajudou muito,obrigada.

maria aparecida de camargo disse...

Adorei este blog,parabenizo pela qualidade, pelo conteudo e pelas atividades maravilhosas . Passara a ser uma fonte para ajudar no meu aprendizado Sou estudante de Pedagogia, 4º semestre

irisdalva disse...

nossa adorei parabéns você vai longe sou sua adimiradora estou cursando pedagogia preciso de você para me ajudar beijos

Anônimo disse...

legal adorei, parabéns pela qualidade do conteudo.

Anônimo disse...

O tema do meu TCC será A Função Social das Histórias em Quadrinhos, e este blog me auxiliou imensamente, muito obrigada! A partir de agora o visitarei com frequência, pois acredito que devemos compartilhar todas as boas ideias que surgirem para uma educação de qualidade!
Daniella

Unknown on 18 de abril de 2012 12:00 disse...

ESTA SUGESTÃO VENHO BEM DE ENCONTRO COM O QUE VOU TRABALHAR COM MEUS PEQUENOS AGORA. AMEI.
ANA PAULA S. FLORIANO

Postar um comentário

 

Letramento e Alfabetização Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon