22 de set. de 2008

ATIVIDADES COM RÓTULOS


Antes de dar a dica de uma atividade que utiliza-se os rótulos em sala de aula, vou lembrar-lhes aqui neste momento as palavras de Emília Ferreiro sobre criarmos em nossas salas de aula um ambiente alfabetizador que segundo a mesma significa organizar a sala de aula de maneira que em cada classe de alfabetização deve haver um "canto ou área de leitura" onde se encontrem não só livros bem editados e ilustrados, como qualquer tipo de material que contenha a escrita (jornais, revistas, dicionários, folhetos, embalagens e rótulos comerciais, receitas embalagens de medicamentos, etc.). E quanto mais variado esse material, mais adequado para realizar diversas atividades de exploração, classificação, busca de semelhanças e diferenças e para que o professor, ao lê-los em voz alta, dê informações sobre "o que se pode esperar de um texto" em função da categorização do objeto que veicula. A ação docente, deve provocar múltiplas interações das crianças com os materiais que estão em exposição e, mais que tudo, propôr situações de uso da linguagem escrita.

Agora que todos puderam refletir um pouquinho sobre criar, não apenas, um cantinho da leitura, mas principalmente um "ambiente alfabetizador"em sala de aula, vou dar a dica do Mural de Rótulos.


MURAL DOS RÓTULOS


▬ As crianças deverão trazer de casa
uma "caixa vazia de pasta denta"l de qualquer marca para colocar no mural dos rótulos.

(você professor tem liberdade para escolher o produto que queira trabalhar)

▬ Você pode trabalhar com seus alunos as iniciais do mural dos rótulos perguntando:

  • Quem tem o nome que começa com a letra igual à primeira letra da pasta dental?

  • Com que letra começa? ____

  • Com que letra termina? ____
Aqui foi apenas uma idéia do que vocês podem estar realizando com sua turminha utilizando os rótulos, pois a partir desta idéia pode-se desenvolver outras.


4 comentários:

Daisy disse...

Legal! é muito importante trazer significado para as crianças, e o projeto com rótulos e embalagens é um trabalho que pode ser feito de forma muito rica, pois no cotidiano das crianças eles deparam com esse tipo de texto, além de serem textos curtos.

Lilia Moreira disse...

Adorei as dicas, estava precisando desas ideias

Anônimo disse...

Muito bom.Valeu

Anônimo disse...

Este material é ótimo para trabalhar com crianças.Obrigada!

Postar um comentário

 

Letramento e Alfabetização Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon