Cada garrafa deverá ter por fora uma letra do alfabeto, a criança joga a bola e depois deverá dizer uma palavra que inicie com as letras que derrubou. Para dificultar pode-se dizer animais, cores, frutas, etc.
Este jogo pode ser feito pelas crianças em dupla, cada dupla recebe quadradinhos de papel do mesmo tamanho que podem ser trazidos prontos pela professora ou feitos por eles mesmos. Em cada um deve ser desenhada alguma coisa, um objeto, ou meio de transporte, ou comida, etc. Depois todos os desenhos devem ser virados para baixo, embaralhados e dispostos sobre a mesa, uma das crianças tira um e não mostra para o colega que tem que adivinhar o que é fazendo perguntas ao colega que só pode responder sim ou não. Exemplo: "É de comer?", "Tem rodas?"
O objetivo é que as crianças reconheçam e aprendam as letras do alfabeto de uma forma divertida.
Primeiro as crianças devem confeccionar seus crachás que podem ser de cartolina com 2 furos na parte superior para que possam passar uma tira de barbante. Com os crachás prontos, as crianças deverão escrever seus nomes neles (caso não saibam, o facilitador irá ajudar) .
Em seguida é colocada uma música bem alegre e todos deverão dançar até a interrupção desta, quando ela parar, as crianças formarão duplas . Neste momento a orientação do facilitador será fundamental, pois ele irá possibilitar os seus alunos perceberem nos crachás os seguintes itens:
a- Quais são as letras do seu nome;
b- Existem letras iguais a sua no crachá do amigo;
c- Quantas letras existem no seu nome e no nome do amigo.
Enfim, explorar ao máximo este material .
Faça a música tocar e parar por diversas vezes, assim as crianças poderão trocar de duplas e repetir a tarefa, sempre dançando para fazer a troca .
▬ Cartões COM PALAVRAS EM PARES
Ao som da música apresentada o grupo caminha por entre os cartões observando a melodia e o movimento rítmico sugerido pela mesma.
Ao sinal combinado, cada um pega o cartão que está mais próximo de si, continua caminhando e mostrando a palavra para o grupo, para que os pares se formem juntando-se as duplas que tiverem cartões com palavras iguais.
▬ BARALHO DE PALAVRAS
Faça 112 retângulos (pode ser do tamanho de uma carta de batalho). Neles, escreva quatro alfabetos completos, incluindo k, y e w. Faça ainda oito curingas, que podem ser usados no lugar de qualquer vogal. Esse número de cartas é ideal para três jogadores. Para começar, as cartas devem ser viradas com a face para baixo e embaralhadas. Cada criança compra onze cartas e as demais ficam no monte. Vence quem primeiro formar palavras usando as onze letras. Não importa o número de letras de cada palavra. Podem ser duas palavras com quatro e uma com três. Uma mesma carta não pode ser usada em duas palavras. A cada rodada, o jogador compra uma carta no monte. Se a letra se encaixar na palavra que está montando, a criança fica com ela e joga na mesa uma outra que tem em mãos mas que não lhe serve (à esquerda). O próximo jogador pode pegar a letra descartada ou arriscar outra do monte. Caso o monte acabe antes que algum dos jogadores tenha conseguido seu objetivo, basta embaralhar as cartas que já foram viradas e colocá-las em jogo novamente.
Beijo no ♥
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