11 de set. de 2008

Um pouquinho sobre as árvores


DIA DA ÁRVORE

No dia 21 de setembro, comemoramos o Dia da Árvore. Os povos indígenas brasileiros sempre cultuaram as árvores na época das chuvas, ou quando se preparava a terra para semear. Por isso, há trinta anos adotou-se a data que marca a entrada da primavera para a celebração do Dia da Árvore. Uma curiosidade é que os Estados do Norte e do Nordeste celebram a árvore no final de março, já que esse é o período de chuvas na região. A Cida, que já estava com o braço levantado há um tempão, esperou a explicação da Xereta para falar: “E para entendermos a importância da árvore, que tal aprendermos sobre as suas partes?”

Partes da árvore

A raiz é geralmente subterrânea (fica debaixo do solo), e o seu principal papel é sustentar a planta, absorver, armazenar a água e nutrientes do solo.
O caule é o corpo da planta. Por ele passam os nutrientes para as folhas, flores e frutos. Os troncos das árvores variam em tamanho, forma, textura e cor. É do tronco de algumas árvores que é extraída a madeira que usamos.
As folhas possuem formato e tamanho particulares! Nelas, ocorre a fotossíntese, que é a produção de glicose (açúcar) e oxigênio. Também ocorre a transpiração e a perda de água para o meio ambiente na forma de vapor.



▬ A flor é o aparelho reprodutor das plantas, portanto, ela pode ser masculina ou feminina. A flor é uma modificação das folhas, que ficaram mais bonitas para atrair os animais que vão ajudar na reprodução dos vegetais.

▬ O fruto serve para proteger a semente e reservar nutrientes. Quando cai, o fruto aduba o solo para o nascimento da nova planta. E claro, serve como alimento para as espécies animais.

▬ A semente contém o embrião que dará origem a uma nova planta. Para a semente virar uma planta e propagar a espécie, ela deve estar madura, receber água, luz, ar e calor. O Vital, sempre antenado com as coisas e disposto a ajudar, lembrou que, antes de mais nada, temos de saber da importância da árvore para a natureza.

Amiga árvore


Além de terem a função de embelezar o meio ambiente, as árvores protegem lavouras contra os ventos, diminuem a poluição sonora nos grandes centros urbanos, absorvem parte dos raios solares, fornecem sombra, servem de moradia a pássaros e outros animais, fornecem alimentos ao homem e à fauna (conjunto de animais), absorvem a poluição atmosférica e produzem mais oxigênio (por meio da fotossíntese).Outro fato importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores. Para se ter uma idéia, um em cada quatro medicamentos usados pela indústria farmacêutica tem origem vegetal.Tem mais, turma: uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como as árvores poderiam ajudar a evitar enchentes!Por tudo isso, amigos, são da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que ela se desenvolva.
E o lenhador, depois de aprender todas essas lições com a Ecologilda e a Turma do Plenarinho, nunca mais derrubou uma árvore sequer, tornando-se um defensor da natureza!

Fonte: http://www.plenarinho.gov.br/

4 comentários:

Anônimo disse...

Este é um exemplar blog de auxilio a professores do jardim de infância ! Na minha opinião dos que estive visitando este foi o mais bem elaborado ! Parabéns por manter um blog tão completo como este!
Atenciosamente.

Vivi Souza on 21 de setembro de 2008 às 18:07 disse...

Elisa,

Agradeço muitíssimo pelo carinho! Pois mensagens como a sua aumentam cada vez mais a minha alegria em estar ajudando vocês. Obrigada de coração! Desejo a você sorte e muito sucesso em tudo aquilo que você realizar.

Beijo no ♥

wesley disse...

amei o site tem coisas muito interessante..
bjão

THALITA disse...

Mto boooooooom o blog.
PARABÉÉNS

Postar um comentário

 

Letramento e Alfabetização Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon