12 de mar de 2009

Projeto Alimentação Saudável: Objetivos



JUSTIFICATIVA

O interesse de trabalhar com este tema partiu num primeiro momentoda observação das crianças no Self-service. Diariamente as criançasrecusam comer os legumes, verduras e até mesmo as frutas, tãonecessários ao seu crescimento e desenvolvimento. Alimentos sãopreparados com todo capricho e amor e desperdiçados no lixo.
Uma outra preocupação foi verificar que algumas crianças apresentamobesidade e outros um índice de crianças abaixo do peso.
Tal quadro nos mobiliza a realizar um trabalho prévio em sala deaula, bem como introduzir este assunto em nosso currículo e trabalharinterdisciplinariamente o tema alimentação de forma interessante elúdica
Estaremos também informando os pais de nossa proposta e pedindo acolaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamoscriar hábitos mais saudáveis de alimentação.

Tempo de Duração

40 dias.

Objetivos

Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
Contribuir para a promoção da saúde e para a prevenção da obesidade ede outras doenças;
Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentosmenos aceitos.
Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.

Conteúdos

Identificação e nomeação dos alimentos ( leite e derivados, frutas,verduras e legumes, guloseimas);
Informação dos valores nutritivos dos alimentos.

Etapas Previstas

Construir charadas sobre as frutas, legumes e verduras que misturem informações sobre a cor, o tamanho e o modo usual de consumo.
Colocar numa caixa, algumas frutas, legumes, verduras e temperos. Vendar os olhos do participante da vez. Solicitar então que escolhaalgo da caixa e através do olfato e do tato, descobrir o que tem nasmãos. Os benefícios dos alimentos podem ser discutidos com ascrianças.
Apresentar o alimento “in natura” em sala de aula para sua observação e exploração;
Mostrar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral,Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, asformas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras. Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente. Distribuir argila para as crianças modelarem os alimentosapresentados.
Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possuisobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/oque aprendemos);
Realizar uma oficina culinária para a elaboração de uma salada defrutas. Colocar sobre uma tábua as frutas, previamente higienizadas, para que as crianças cortem em pedaços pequenos utilizando utensílios plásticos. Arrumar as frutas picadas numa tigela e espremer o suco delaranja ou de outra fruta e servir.
Atividade semelhante pode ser feita com salada crua de legumes e verduras.
Pesquisa feita pelos alunos de gravura/fotos dos alimentos econstrução de um painel;
Apresentação da pirâmide dos alimentos;
Construir um jogo da memória a partir de imagens de alimentos emrevistas e encartes de supermercado. Dar preferência às frutas,legumes e verduras.
Construir com as crianças o cardápio diário dos alimentos;
Informar sobre cada alimento (nutrientes, derivados...);
• Informar a merenda do dia previamente aos horários das refeições;
Apresentar várias músicas relacionadas ao tema (“Sopa”, SandraPeres, coleção Palavra Cantada; “Pomar”, Paulo Tatit; “De abóbora fazmelão”.)
Leitura de histórias variadas sobre o tema (coleção “Hortolânia”,“Frutolândia”, “Sopa de legumes”, “Estou em forma?”, O grandeRabanete, etc.), “A cesta de Dona Maricota”, “Os Biscoitos de D.Lalá”.
Escrita coletiva de receitas;
Construção de lista de frutas, legumes, verduras...
Confecção de fantoches de dedo/ palito dos alimentos;
Identificar atividades de construção de raciocínio matemático que possam trabalhar com as frutas, verduras e legumes.
Realizar uma brincadeira com os alunos “brincando de feira”, discutindo como é vendido (quantidades), quais os preços (pesquisarantecipadamente), etc;
Cruzadinhas, jogo: roleta de frutas e legumes;
Confecção de quebra-cabeça/ jogo da memória/ jogo de encaixe (porexemplo: desenho da fruta e a letra inicial) dos alimentos;
Construção de bonecos com os alimentos.Produto finalCada sala deverá combinar previamente com as crianças o seu produtofinal.

Sugestões:

álbum de figurinhas;
livro de receitas;
Apresentação de um teatro ou dramatização;
Trabalhos manuais;
Apresentação de uma música.

Fonte: professoressolidarios

21 comentários:

PROFESSORA PATRÍCIA disse...

NOSSA! Q LEGAL! AS IDÉIAS DE VCS ME AJUDOU MUITO NO MEU PROJETO! VALEU!!

Anônimo disse...

Gostei do projeto!! Parabéns!!

Anônimo disse...

seu projeto vale 10,pois nos dia de hoje as nossas crianças precisa mesmo de boa educação alimetar.

Anônimo disse...

adorei o projeto me ajudou muito......

silma on 14 de maio de 2010 15:34 disse...

Professora Silma disse...
Adorei. Estava com uma idéia de projeto só com frutas; esse é mais completo. Parabéns!

Anônimo disse...

adorei seu projeto parabens

Anônimo disse...

Professora Patrícia,desculpe-me,mas preste atenção na concordância do verbo: as idéias de vcs me AJUDARAM e não ajudou!!!

Consultora Educacional on 30 de setembro de 2010 10:43 disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Melissa.

Anônimo disse...

Adria Kelly

Esses tipos de projetos vão ajudar muito o futuro das nossas crianças, gostei muito parabéns!!!

divania rezende disse...

parabens... graça e paz para voce.luz em seu caminho profissional.

Anônimo disse...

muito bom esse projeto vcs estão de parabéns!

Anônimo disse...

Excelente projeto... nota 10 - porém os comentários aqui ficam a desejar, não envergonhem nossa classe, é vergonhoso ver tantos comentários com graves erros de concordâncias e assim acabam denegrindo nós professores.

Anônimo disse...

Muito interessanteseu projeto me ajudou muito as sugestões de atividades. Prof: Carmeci Barauna

Anônimo disse...

parabéns!! eu amei seu projeto

Anônimo disse...

Muito bom!!! Parabéns!

Anônimo disse...

gotei muinto disso parabens

Anônimo disse...

muinto boa ela parabens

Anônimo disse...

Amei,Vou usar na minha escola.

Anônimo disse...

adorei

Anônimo disse...

lindo

Anônimo disse...

Gosto muito de compartilhar esses projetos na minha sala de aula.

Postar um comentário

 

Letramento e Alfabetização Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon