16 de mar de 2008

Livrinho de pano

Este livro foi feito para as crianças que estão na Educação Infantil. O mesmo não possui palavras, mas em compensação as imagens são um convite à leitura. E, trabalhar com imagens, é uma atividade estimuladora para a criatividade da criança.

Material*:

> 1 pedaço de feltro (laranja) com 42,5 por 22,5 centímetros;
> 2 pedaços de feltro (amarelo): 1 com 40 por 20 centímetros e 1 com 14 centímetros de lado;
> 2 pedaços de feltro (rosa): 1 com 40 por 20 centímetros e 1 com 14 centímetros de lado;
> 3 pedaços de feltro (azul): 1 com 40 por 20 centímetros, 1 com 14 centímetros de lado e 1 com 13 por 5 centímetros;
> Retalhos de feltro de diversas cores;
> Apliques variados;
> Botões colorido;
> Velcro;
> Agulha e linhas para bordar de diversas cores;
> Alfinetes;
> Tinta relevo preta, vermelha e amarela;
> Cola para tecido;
> Tesoura.

*Para um livro com três páginas duplas internas.

Como fazer?

Planeje as páginas e recorte em feltro os cenários de floresta, praia e cidade. Coloque na horizontal o tecido azul com 40 por 20 centímetros e imagine uma divisão central. À direita, monte o cenário da floresta. Do lado esquerdo, ponha o feltro de 14 centímetros. Ele funcionará como bolso. Alfinete tudo e alinhave com a linha de bordar. Depois, retire os alfinetes.




Fixe os apliques na página usando os botões, a cola para tecido e o velcro (que permite trocar personagens). Vários deles podem ficar guardados no bolso. Outra opção versátil é deixar um aplique pendurado por um pedaço de linha. Nesta página, por exemplo, o macaco vai de um lado para o outro ou se esconde no bolso.






Para compor as páginas que mostram os cenários da praia e da cidade, repita os procedimentos anteriores, colocando diferentes elementos. Os peixes e os coqueiros são apliques e as janelas dos edifícios e as faixas da rua na cidade foram feitas com tinta relevo.

Para a capa Dobre as três páginas ao meio e coloque uma sobre a outra. Cubra-as com o pedaço de feltro laranja e faça um alinhavo do lado esquerdo unindo todas elas. Decore o tecido azul de 13 por 5 centímetros com figuras similares às usadas nas páginas e aplique na capa com cola. Assim fica fácil para o leitor identificar o tema do livro.





Cole a contracapa do livro nas costas da primeira página. Depois, as costas da segunda página no verso da terceira e assim por diante até unir todas.




Fonte:
Nova Escola

0 comentários:

Postar um comentário

 

Letramento e Alfabetização Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon