18 de ago. de 2008

LENDA DA IARA


A Iara

Também conhecida como a “mãe das águas”, Iara é uma personagem do folclore brasileiro. De acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos.

A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.

Origem da personagem:

Contam os índios da região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.

Curiosidade:

A palavra Iara é de origem indígena. Yara significa “aquela que mora na água”.

Fonte: http://www.suapesquisa.com

10 comentários:

Lú Machado on 21 de agosto de 2008 às 12:42 disse...

oLÁ,
VC TERIA ALGUMA TEXTO DA LENDA DA IARA EM FORMA DA TEATRO?
Grata,
Luciene

Vivi Souza on 22 de agosto de 2008 às 18:37 disse...

Oi Lú!
Infelizmente não tenho txto teatral sobre a lenda da Iara, mas tenho um texto comum com algumas falas das personagens. O que eu tenho de texto teatral sobre o folclore é do Saci Pererê. Vou postá-lo. Se vc estiver interessada no texto da Iara, que citei anteriormente, posso te enviar.
Bj.

Unknown on 4 de agosto de 2009 às 10:43 disse...

muito bom, amei
to gravida e tenho um filho chamado yuri
ai tava querendo um nome parecido para minha filha
que vai nascer, pensei em yara e gostei muito da lenda...obrigada

Unknown on 4 de agosto de 2009 às 10:47 disse...

oi..
gostei muito
tenho um filho chamado yuri e estava querendo um nome parecido para a menina que to esperando então pensei em yara e amei a lenda!!!

karolayne disse...

♥Muito legal essse blog♥
EU PASSEI SO PARA FAZER UM TRABALHO DA escola
e nao quis sair é muito divertido!!!!

Anônimo disse...

eu amei esse site agora so aqui para meus trabalhos de escola

Anônimo disse...

eu adorei essa lenda e usei essa lenda para fazer um trabalho de escola!
ACHEI ESSE BLOG MUITO ENTERESANTE.

Anônimo disse...

AMEI!

Janainna on 24 de maio de 2012 às 19:18 disse...

é otimo mesmo

Janainna on 24 de maio de 2012 às 19:26 disse...

é otimo mesmo

Postar um comentário

 

Letramento e Alfabetização Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon