23 de out. de 2008

Qual a escova de dentes ideal?



Bem, no ritmo da semana dos bons dentes que iniciará na última semana de novembro, segue abaixo uma reportagem sobre a escova certa na higiene bucal de crianças e adultos. Leiam com atenção, pois é fundamental que nossas crianças crescam com os dentinhos saudáveis.

Para cada faixa etária, há um tipo de escova de dentes. Veja ainda quanto tempo de escovação é preciso para deixar seus dentes bem limpos.
As prateleiras de supermercados estão lotadas com uma infinidade de modelos de escovas de dentes. A professora Mirca do Amaral definiu seu critério de escolha: “Eu escolho de acordo com desenho das cerdas, conforme o dentista explicou. Ele me disse que é importante que tenha um certo desnível nas cerdas, para poder alcançar todos os dentes”.
Na verdade, a higiene bucal ideal é diferente para crianças e adultos.
A seguir, veja dicas importantes para cada faixa etária.
É necessário fazer a limpeza da boca da criança desde o nascimento, usando uma gaze umedecida com água para limpar a bochecha, a língua e a gengiva. Também pode ser utilizada uma dedeira de silicone que tem um tipo de escovinha na ponta. “A escovação serve também para estimular o nascimento dos dentes”, explica a dentista Bettine Erdelon.
Quando os primeiros dentinhos vierem, o que costuma acontecer até os 2 anos, pode-se passar para a escova de dentes. Para esta fase, o importante é que ela tenha a cabeça bem pequena, cerdas arredondadas e macias. A dentista recomenda o uso de pasta de dentes sem flúor. “A gente passa para a pasta com flúor quando a criança tem certa autonomia e já sabe cuspir, perto dos 4 anos”, orienta Erdelon.
A partir dos 2 anos, a escova ideal é a que tem um tufo de cerdas mais alto na ponta, para limpar os dentes que ficam mais ao fundo. Preste atenção para não exagerar na quantidade de pasta: basta um pouquinho.

Adultos
Para os adultos, a indústria oferece ainda mais alternativas. Há modelos especiais para quem usa aparelhos, próteses e até escovas elétricas para quem costuma fazer muita força na escovação.
A regra básica para todos os tipos é que as cerdas sejam macias.
Parece um problema pequeno, mas, no caso da advogada Natália Facini, trocar de escova de dentes foi fundamental para reduzir o desconforto que ela sentia na gengiva. “Comprei uma escova bem grande achando que seria boa, até que comecei a sentir que estava machucando a minha gengiva. Foi quando eu procurei orientação com a minha dentista e passei para uma menor”, conta.
O tempo da escovação também faz diferença. O ideal é que dure mais ou menos um minuto e meio para as arcadas de cima e de baixo.
Para que este hábito comece cedo, uma dica para incentivar a criança é cronometrar a escovação com temporazidores, que podem ser encontrados em farmácias.



SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS
Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries?
Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele. Comece dando o exemplo: cuide bem dos seus próprios dentes. Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante. Atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido (como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova) incentivam a boa higiene bucal.Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contem flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das caries)Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em calculo dental.

Que técnica de escovação pode ensinar a meus filhos?
Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe a criança engolir o creme dental.Use uma escova de cedas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acumulo de placa é geralmente maior. Escove suavemente.
Escove a superfície externa de cada dente. Posicione a escova em um angulo de 45 graus ao longo da gengiva.Escove com movimentos para frente e para trás.Escove a superfície de cada dente usada para mastigar. Escove suavemente.Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.Não esqueça de escovar a língua!

Qual a importância da alimentação na saúde bucal da criança?
Para que seu filho desenvolva dentes resistentes, é necessário que ele tenha uma alimentação equilibrada. Sua alimentação dever conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.Assim como flúor é o maior protetor dos dentes dos seus filhos, as guloseimas são seu maior inimigo. Os açucares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoito, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substancias acidas. Esta substancia atacam o esmalte e podem formar caries.Cada “ataque” pode durar até 20 minutos, após o termino da ingestão do alimento. Até as “beliscada” podem criar ataques ácidos da placa. Portanto, é recomendável não comer entre as refeições.
o que é uma boa higiene bucal?
Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
· Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.· Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.· Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contem flúor.· Usar enxugante bucal com flúor.· Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;· A gengiva não sangra nem dói durante a escovação.

2 comentários:

Giovana Costa on 27 de outubro de 2008 às 10:58 disse...

Depois dê uma passadinha no meu blog, tem um presentinho lá para você!
Beijos

Fabiano Roberto on 2 de novembro de 2008 às 01:57 disse...

obrigado pela visita e o elogio, mas certamente você merece muito mais afinal cuidar das crianças é preparar o futuro.

gostei muito do seu blog

Postar um comentário

 

Letramento e Alfabetização Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon